Ao mesmo tempo podemos dizer que faz parte da essência feminina produzir objetos para enfeitar sua casa, a si mesma, suas vestes, etc. Essa é a essência do artesanato, a produção de objetos de decoração, enfeites ou utensílios, de forma manual, através de processos que não sejam industrializados e utilizando-se de materiais disponíveis e até reciclados.
Assim o artesanato era produzido pelos índios quando teciam cestos de palha ou faziam colheres de pau, pelas nossas avós quando teciam casaquinhos de lã para seus netos ou faziam colchas com retalhos de tecidos, fazemos nós quando fizemos colares de conchas ou almofadas de fuxicos… Tudo é artesanato.
O que é Artesanato Urbano?
O conceito de artesanato urbano é muito utilizado em Portugal, e para eles entende-se por artesanato urbano aquele tipo de produção artesanal que utiliza as técnicas antigas para produzir objetos novos, ou vice-versa, que utiliza técnicas modernas para reinventar os objetos usados por nós.
Enfim, o artesanato urbano é aquele que mistura as técnicas tradicionais e seculares com as técnicas modernas para produzir objetos decorativos, utensílios modernos.
O artesanato urbano quer fugir do conceito tradicional de artesanato, com peças mais modernas de acordo com as tendências atuais, sempre com muita criatividade, e materiais alternativos.
Feira do Artesanato Urbano
Desde o ano de 2006 acontece no segundo sábado de cada mês, nos meses de maio, junho, julho e setembro, na cidade de Porto em Portugal a Feira de Artesanato Urbano, reunindo centenas de artesão português e milhares de objetos, todos produzidos artesanalmente a mão, mas que fogem dos conceitos tradicionais de artesanato, segundo os organizadores da feira.
Os objetos são produzidos a partir de técnicas tradicionais misturadas com técnicas modernas, em séries limitadas, são peças plasticamente expressivas, únicas, frutos da vivencia urbana dos artesãos. Muito colorido, cores fortes, materiais alternativos, a reinvenção de objetos são a marca desta feira.
Resultados da Feira
Segundo os organizadores da feira, os resultados financeiros não são significativos, na maioria das vezes as pessoas compram peças pequenas como brincos, chaveiros e outras miudezas, pois muitos passam desprevenidos pelo parque e param para ver a exibição.
No entanto a feira é especialmente uma forma de divulgação do trabalho feito pelos artesãos, pois a maioria dos artesãos tem suas próprias formas de venda de seus produtos, inclusive através de sites na internet e muitos deles trabalham com encomendas.
Na feira os visitantes podem encontrar diversas peças, desde bijuterias, carteiras, cadeiras, bonecas de pano, bolsas, objetos de decoração nos mais variados estilos, almofadas, colchas, enfim imaginação, criatividade e habilidade são o que não falta para esse pessoal.
Fonte: http://artesanato.culturamix.com/feira-de-artesanato/artesanato-urbano
E NOSSOARTESANATO.COM
oi, gostei muito do trabalho de vocês! da onde vocês são? gostaria de um contato, se puderem, deixem aqui a resposta que vou olhar :) parabéns, beijos
ResponderExcluiroi arteãs gostei muito do trabalho de vcs tambem sou artesã uma aretã que mora na cidade mas dentro da floresta amazonica urbana porem no mucho kkkk faço bio joias entre outros que ajudam a manter nossa floresta em pé mas artesanato é sempre arte aqui ou ai espero poder trocar mais ideias com vcs beijos ana jiparana ro
ResponderExcluirolá querida ,muito bom ter vc aqui .se quiser participar com uma aula ou mesmo uma amostra de seu trabalho envie para meu e-mail as fotos e seu contato:
ResponderExcluirniviafaverat@hotmail.com
bjos