para não esquecer

Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é,e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles." (Bob Marley)
"... E o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato." Ex 31.3-5

Seguidores

domingo, 5 de junho de 2011

ARTESANATO URBANO




Artesanato é uma prática universal, acontece em todos os lugares do mundo, desde sempre. Faz parte da natureza do homem produzir artesanalmente utensílios que facilitem seu cotidiano, ele faz isso desde a pré-história.
Ao mesmo tempo podemos dizer que faz parte da essência feminina produzir objetos para enfeitar sua casa, a si mesma, suas vestes, etc. Essa é a essência do artesanato, a produção de objetos de decoração, enfeites ou utensílios, de forma manual, através de processos que não sejam industrializados e utilizando-se de materiais disponíveis e até reciclados.


Assim o artesanato era produzido pelos índios quando teciam cestos de palha ou faziam colheres de pau, pelas nossas avós quando teciam casaquinhos de lã para seus netos ou faziam colchas com retalhos de tecidos, fazemos nós quando fizemos colares de conchas ou almofadas de fuxicos… Tudo é artesanato.

O que é Artesanato Urbano?


O conceito de artesanato urbano é muito utilizado em Portugal, e para eles entende-se por artesanato urbano aquele tipo de produção artesanal que utiliza as técnicas antigas para produzir objetos novos, ou vice-versa, que utiliza técnicas modernas para reinventar os objetos usados por nós.




Enfim, o artesanato urbano é aquele que mistura as técnicas tradicionais e seculares com as técnicas modernas para produzir objetos decorativos, utensílios modernos.

O artesanato urbano quer fugir do conceito tradicional de artesanato, com peças mais modernas de acordo com as tendências atuais, sempre com muita criatividade, e materiais alternativos.

Feira do Artesanato Urbano


Desde o ano de 2006 acontece no segundo sábado de cada mês, nos meses de maio, junho, julho e setembro, na cidade de Porto em Portugal a Feira de Artesanato Urbano, reunindo centenas de artesão português e milhares de objetos, todos produzidos artesanalmente a mão, mas que fogem dos conceitos tradicionais de artesanato, segundo os organizadores da feira.




Os objetos são produzidos a partir de técnicas tradicionais misturadas com técnicas modernas, em séries limitadas, são peças plasticamente expressivas, únicas, frutos da vivencia urbana dos artesãos. Muito colorido, cores fortes, materiais alternativos, a reinvenção de objetos são a marca desta feira.

Resultados da Feira


Segundo os organizadores da feira, os resultados financeiros não são significativos, na maioria das vezes as pessoas compram peças pequenas como brincos, chaveiros e outras miudezas, pois muitos passam desprevenidos pelo parque e param para ver a exibição.

No entanto a feira é especialmente uma forma de divulgação do trabalho feito pelos artesãos, pois a maioria dos artesãos tem suas próprias formas de venda de seus produtos, inclusive através de sites na internet e muitos deles trabalham com encomendas.




Na feira os visitantes podem encontrar diversas peças, desde bijuterias, carteiras, cadeiras, bonecas de pano, bolsas, objetos de decoração nos mais variados estilos, almofadas, colchas, enfim imaginação, criatividade e habilidade são o que não falta para esse pessoal.

Fonte: http://artesanato.culturamix.com/feira-de-artesanato/artesanato-urbano
E NOSSOARTESANATO.COM

3 comentários:

  1. oi, gostei muito do trabalho de vocês! da onde vocês são? gostaria de um contato, se puderem, deixem aqui a resposta que vou olhar :) parabéns, beijos

    ResponderExcluir
  2. oi arteãs gostei muito do trabalho de vcs tambem sou artesã uma aretã que mora na cidade mas dentro da floresta amazonica urbana porem no mucho kkkk faço bio joias entre outros que ajudam a manter nossa floresta em pé mas artesanato é sempre arte aqui ou ai espero poder trocar mais ideias com vcs beijos ana jiparana ro

    ResponderExcluir
  3. olá querida ,muito bom ter vc aqui .se quiser participar com uma aula ou mesmo uma amostra de seu trabalho envie para meu e-mail as fotos e seu contato:
    niviafaverat@hotmail.com

    bjos

    ResponderExcluir